m.pocaricaonline.com (versão mobile)
Facebook Twitter RSS
Bem-vindo
  Skip Navigation Links  
   
  Serviços
  Frase do dia
PocaricaOnline.com
  Links Regionais
 
  Visitantes
Notícias > Região
Vagos, Mira e Cantanhede criam rede de alojamento local em casas gandaresas
As Câmaras de Vagos, Mira e Cantanhede apresentam hoje o projeto de uma rede de unidades de alojamento local instaladas nas tradicionais casas gandaresas, financiado pela Linha de Apoio à Sustentabilidade do Turismo de Portugal.

Denominado ''''''''Gândara TourSensations'''''''' , o projeto "tem como ambição estruturar uma rede de unidades de alojamento local ancorada nas casas gandaresas (identidade exclusiva e com marca própria), integrando-a nas ofertas turísticas da região, enquanto produto distintivo, e em complementaridade com os demais produtos turísticos da região da Gândara".

Casa tradicional rural característica da região da Gândara (que se estende no sentido norte-sul desde as Gafanhas da ria de Aveiro até aos campos do Baixo Mondego, confinando com a Bairrada), a Casa Gandaresa é uma construção térrea de formato em "L", com pátio fechado, telhado de duas águas e construída de adobes de areia e cal, secos ao sol. A frente da casa é formada por uma sequência janela - porta - janela e um largo portão de duas folhas, que permitia a passagem, para dentro e para fora, dos carros de bois e respetivas carradas de produtos agrícolas.

Nos últimos anos, as três autarquias têm apostado na recuperação e preservação da Casa Gandaresa, cujo revestimento de vãos de janelas e portas é feito com pedra de cantaria, originária de Ançã (Cantanhede). Em Mira, a autarquia ergueu mesmo fachadas simbólicas de diversas casas gandaresas nas freguesias.

O projeto ''''''''Gândara TourSensations'''''''' é promovido pelas três autarquias do ''''''''coração'''''''' da Gândara (Vagos, Mira e Cantanhede), liderado pelo município de Vagos, e com coordenação da Universidade de Aveiro.

Segundo os promotores, o projeto procura aprofundar o conhecimento sobre a cultura gandaresa e, especificamente, da Casa Gandaresa.

"Pretende-se criar a base para um processo sustentado de preservação e valorização destes ativos, conferindo-lhes novas valências e funções, no âmbito particular das atividades turísticas, capaz de mobilizar a comunidade local e dinamizar as respetivas bases económicas locais, no estrito respeito pelo caráter distintivo da arquitetura que define a Casa Gandaresa (princípio basilar no processo de intervenção física destas unidades)", explicam.

Com um prazo de execução de 24 meses, o projeto representa um investimento de 287.500 euros, cofinanciado com 80% de valor não reembolsável pelo Turismo de Portugal.

Segundo os promotores, o ''''''''Gândara TourSensations'''''''' será também uma oportunidade para "aprofundar o conhecimento sobre a cultura gandaresa", nomeadamente através de "ações de pesquisa bibliográfica e de análise documental junto das bibliotecas nacionais de referência, dos centros de conhecimento da região (Universidades de Aveiro e de Coimbra) e das diversas bibliotecas municipais".


Fonte: https://www.dn.pt/lusa/interior/vagos-mira-e-cantanhede-criam-rede-de-alojamento-local-em-casas-gandaresas-9380656.html

Share/Save/Bookmark
Comentar:
Nome:
Email:
Comentários que contenham linguagem abusiva, ofensiva ou obscena serão retirados da página.
» Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
» À entidade gestora reserva-se o direito de não publicar os comentários.
 

 
 Salvat Editores

PocaricaOnline.com
Contacte-nos
PocaricaOnline(at)gmail.com
2002 - 2009
Todos os direitos reservados.
Powered by gCMS

Level A conformance icon, 
          W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Valid CSS!

Mapa do Site
Contactos
Divulgação e Publicidade
Política de Privacidade

Twitter



Share/Save/Bookmark