m.pocaricaonline.com (versão mobile)
Facebook Twitter RSS
Bem-vindo
  Skip Navigation Links  
   
  Serviços
  Frase do dia
PocaricaOnline.com
  Links Regionais
 
  Visitantes
Notícias > Região
A Capela de S. Tomé, na Pocariça, esteve em destaque no programa "Caminhos da História" - POrto Canal 01.01.2019
A Capela de S. Tomé, na Pocariça, esteve em destaque no programa "Caminhos da História",  emitido pela Porto Canal no dia 1 de janeiro. Joel Cleto, arqueólogo e historiador que é também autor e apresentador do programa, esteve na Pocariça para falar da frontaria que pertenceu à Capela dos Três Reis Magos, capela privada do palacete que serviu como Câmara Municipal do Porto até meados da segunda década do século XX e que foi demolida para permitir a construção da Avenida dos Aliados.

A história da aquisição daquele bem patrimonial e da sua transposição para a atual Capela de S. Tomé é também contada por Viriato Fragoso em “A Freguesia da Pocariça do Concelho de Cantanhede. Apontamentos para a sua História”, obra editada em 1999 pela Associação Cívica dos Amigos da Pocariça. Conforme é referido no livro, a iniciativa partiu de Manuel Evaristo Pessoa, abastado proprietário local que financiou a operação, tendo despendido 1200$00, dos quais 400$00 na compra da frontaria e 800$00 no seu transporte de comboio até Cantanhede e depois em carros de bois para a Pocariça.

A aplicação dos valiosos elementos arquitetónicos adquiridos no Porto decorreu no âmbito de um processo de reabilitação da capela de S. Tomé, processo conduzido por uma comissão constituída por Francisco Ribeiro da Fonseca, Aníbal Ribeiro da Fonseca, Manuel Evaristo Mendes da Fonseca, Leonardo da Cruz Jorge, Luís Mendes da Fonseca e Laurindo Mendes da Fonseca. As obras foram iniciadas a 12 de novembro de 1919, sob a direção do arquiteto João da Costa, da Figueira da Foz, e terminaram em junho do ano seguinte, tendo a inauguração sido assinalada com uma grande festa em honra de S. João, que se venera também na capela.

Em "Caminhos da História", Joel Cleto recupera a história para falar da Capela dos Três Reis Magos num programa especialmente dedicado a estas personagens da liturgia religiosa cristã e da tradição da Igreja. A esse propósito, o autor faz um apontamento sobre o presépio em pedra de Ançã que está na frente do edifício dos Paços do Concelho.

2019.01.01 22h00 - Porto Canal 

 





Fonte: https://www.facebook.com/1674464909495026/photos/a.1674567989484718/2232875680320610/?type=3&theater

Share/Save/Bookmark
Comentar:
Nome:
Email:
Comentários que contenham linguagem abusiva, ofensiva ou obscena serão retirados da página.
» Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
» À entidade gestora reserva-se o direito de não publicar os comentários.
 

 
Logitravel

PocaricaOnline.com
Contacte-nos
PocaricaOnline(at)gmail.com
2002 - 2009
Todos os direitos reservados.
Powered by gCMS

Level A conformance icon, 
          W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Valid CSS!

Mapa do Site
Contactos
Divulgação e Publicidade
Política de Privacidade

Twitter



Share/Save/Bookmark