m.pocaricaonline.com (versão mobile)
Facebook Twitter RSS
Bem-vindo
  Skip Navigation Links  
   
  Serviços
  Frase do dia
PocaricaOnline.com
  Links Regionais
 
  Visitantes
Notícias >
O Charme da Nossa Terra


Não pude deixar de ficar surpreendido quando, ao navegar na internet, me deparei com duas almas enamoradas pela Pocariça. O caso não seria de espantar se os ditos apaixonados pertencessem à nossa pacata aldeia ou por cá tivessem familiares, mas não é esse o caso.

Uma das almas responde pelo nome de Maria van der Bent e, nascida em Lisboa, anda pelos cinquenta. Estudou Direito e Línguas e Literaturas Modernas, sendo presentemente tradutora de inglês e de neerlandês. A outra figura dá pela alcunha de Viktor, musicólogo e professor. Ambos são autores do blog BonaMusica (http://bonamusica.blogspot.com/).


Pamina, ou a versão virtual-internauta da Sra. van der Bent, diz mesmo que tem um “fraquinho” pela Pocariça. Viktor, ainda em mais claro tom escreve que “esta aldeia do concelho de Cantanhede tem um lugar muito especial no nosso coração, pois nela nasceu o compositor [...] António Fragoso, cuja obra, tão pouco conhecida, tentamos divulgar”.


É isso, foi pela música, antes de mais, que a Pocariça encantou os ditos bloggers. O gosto que têm pela música de Lima Fragoso inflamou-os a tal ponto que até criaram um sítio na internet onde se pode ler uma sinopse da vida do ilustre compositor pocaricense e mesmo ouvir a sua, e nossa, Petite Suite e o Prelúdio n.º 4.


Mas queira ainda saber, ilustre leitor do PocariçaOnline, que também um outro blogger - auto-designado de PortoCroft e ao que parece residente em Londres e com a tenra idade de quarenta e sete anos - em comentário a um texto publicado no blog da dupla Viktor e Pamina, diz: “É impressionante como Portugal despreza os seus talentos. Tivesse nascido em qualquer outro país, António Fragoso seria acarinhado e elevado ao estatuto de herói nacional e dado a conhecer ao mundo com orgulho. Mas, temos o Figo, claro. Uma vez mais obrigado por me darem a conhecer aquilo que verdadeiramente importa do meu país.”


À parte o desencanto que o comentador manifesta pela omnipresente futebolite, sublinho o interesse e o sentido de identidade que a música que nasceu na Pocariça fez despertar no dito comentador (e também blogger): “aquilo que verdadeiramente importa do meu país”. Está dito!


Mas não pense, caro leitor, que é apenas Lima Fragoso que encanta os amantes da nossa terra pois também a Associação Musical da Pocariça é apreciada por Viktor, o musicólogo. E de facto pode ler-se, no já citado BonaMusica, um texto do maestro Paulo Margaça que brevemente apresenta a Associação Musical da Pocariça: criada “por iniciativa de um grupo de rapazes amantes da música” lá no longínquo ano de 1914, quando em parte da velha Europa se inciava uma das mais mortíferas guerras da Humanidade.


Se no resto da Europa nascia a guerra, na Pocariça fazia-se música e vinha ao mundo uma instituição que provavelmente nenhum pocaricense nascido depois daquele ano desconheceu. Mas ouça a nossa Associação Musical no blog, devidamente acompanhado duma bela e recente foto dos seus elementos... (http://bonamusica.blogspot.com/2005/09/associao-musical-da-pocaria.html).


E já agora visite o sítio dedicado a Lima Fragoso (http://mabent.no.sapo.pt/fragoso2.htm) e ouça duas das suas obras. E se tiver tempo, porque não, fique a conhecer melhor a Sra. van der Bent através daquilo que ela nos quis dar a conhecer (http://mabent.no.sapo.pt/).



Fonte: J. Galhano

Share/Save/Bookmark
Comentar:
Nome:
Email:
Comentários que contenham linguagem abusiva, ofensiva ou obscena serão retirados da página.
» Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
» À entidade gestora reserva-se o direito de não publicar os comentários.
 

 
Logitravel

PocaricaOnline.com
Contacte-nos
PocaricaOnline(at)gmail.com
2002 - 2009
Todos os direitos reservados.
Powered by gCMS

Level A conformance icon, 
          W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Valid CSS!

Mapa do Site
Contactos
Divulgação e Publicidade
Política de Privacidade

Twitter



Share/Save/Bookmark