m.pocaricaonline.com (versão mobile)
Facebook Twitter RSS
Bem-vindo
  Skip Navigation Links  
   
  Serviços
  Frase do dia
PocaricaOnline.com
  Links Regionais
 
  Visitantes
Associação Musical da Pocariça

Resumo Histórico

A Associação Musical de Pocariça foi constituída em Abril de 1914 com a designação de Associação Musical Recreativa da Pocariça, por iniciativa de um grupo de rapazes amantes da música.
Foram seus fundadores os Srs. Manuel Magalhães Pessoa, Laurindo Mendes Fonseca, Aníbal Ribeiro Fonseca e José Francisco Paulo.

Angariando sócios e organizado o respectivo Fundo Social por subscrição pública e outras receitas, não tardou que fosse contratado um Mestre de Música para tomar conta do ensino dos rapazes que haviam de constituir a Filarmónica - principal objectivo a que visava a Associação.

Em Julho seguinte, comprava-se o instrumental necessário e depois de meio ano de aprendizagem fazia a Banda a sua estreia em 1 de Janeiro de 1915, saindo para a Rua em Cumprimentos aos seus Benfeitores e à Terra.

Os mais entendidos puderam desde logo reconhecer que não faltava habilidade e acentuada vocação artística na maioria dos elementos constitutivos da Banda, e a pouco e pouco se foram notando os seus progressos, não tardando que começasse a ser conhecida e a gozar da fama que há muito a vem acompanhando sempre.

Hoje, o seu nome está lançado, contando-se no seu activo inúmeros triunfos. O 1º prémio nas Festas da Rainha Santa em 1932, a participação nas Festas de S. João no Porto em 1935, cujo êxito motivou o Presidente da Câmara da Invicta a deslocar-se à Pocariça para condecorar a Banda com a Medalha da Cidade e em 1999 aquando da deslocação à Suiça, são êxitos que não poderão ser esquecidos.
Agraciada com a Medalha de Prata do concelho de Cantanhede.

Por alvará do Governo Civil de Coimbra de 2 de Março de 1937, foram aprovados os seus primeiros Estatutos, passando a Associação a designar-se Associação Musical de Pocariça.

Fundadora da Federação de Filarmónicas do Distrito de Coimbra, tendo participado nos seus seis Encontros Distritais.

Actualmente a Banda é composta por 49 Filarmónicos, na sua grande maioria jovens, com idades inferiores a 20 anos, dos quais 23 são elementos do sexo Feminino.

A Regência da Filarmónica, desde Abril de 2003, encontra-se a cargo do Prof. Paulo Margaça, coadjuvado pelo Prof. Ivo Figueiredo.

Evoca-se o Ilustre Pocaricense ANTÓNIO DE LIMA FRAGOSO, compositor, "Um génio feito saudade", como motivo de exemplo e de entusiasmo para a nossa Juventude que encontra na Música e na sua Banda um grande veículo de inspiração.

Pocariça, Dezembro de 2003

Foto

 

 

 

Maestro

 

JORGE PAULO MARGAÇA DOMINGUES


Natural de Mamarrosa, nascido a 15 de Novembro de 1971, iniciou os estudos musicais aos oito anos de idade com o seu tio Álvaro Ferreira. Aos onze anos, matricula-se no Conservatório de Música de Aveiro, onde concluiu em 1990 o curso complementar de trompete. Mais tarde, no Porto, obteve o Curso Superior de Trompete e Música de Câmara, onde teve como principais professores Rui Brito e Kevin Wauldron .


Apresentou-se várias vezes em público com a Orquestra de Metais e Percussão do Porto e Sollemnium Concentus ,ambos dirigidos pelo Dr. Ferreira dos Santos; com a Orquestra de Câmara de Aveiro, dirigida pelo maestro Duarte Neves; com a Orquestra de Coimbra dirigida pelo maestro Augusto Mesquita , com o Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra e ainda com vários agrupamentos de câmara, nomeadamente o "The Brass Emsemble" e com o organista Nuno Alexandrino.Em 1993 e 1994, ministrou cursos de formação para jovens músicos, a convite da delegação do Inatel de Coimbra.
Foi director artístico da Orquestra de Metais e Percussão do Conservatório de Música de Aveiro e da Orquestra Ligeira do Conservatório de Música de Coimbra, de 1994 a 1998. Desde o ano de 2000 que é novamente director artístico da Orquestra de Metais e Percussão do Conservatório de Música de Aveiro.
Durante vários anos foi orientador do Brass Ensemble, Grupo de Metais do Centro, com o qual realizou concertos por todo o País.
Foi fundador e músico/orientador do ENSEMBLE DE TROMPETES DO CENTRO.

De 1991 a 1996 foi 1º Trompete Solista das Bandas de Casal de Álvaro (Águeda) e Ramalde (Porto).Em 1997 foi Maestro da Banda de Pardilhó.
De 1998 a 2002 ocupou o cargo de Regente na Banda Filarmónica de Mamarrosa e director artístico da sua escola de música.

Desempenha funções docentes, nas classes de Trompete e Música de Câmara, nos Conservatórios de Música de Aveiro, Coimbra e David de Sousa - Figueira da Foz.
É músico patrocinado pela marca de Trompetes Stomvi.

Desde Abril de 2003, desempenha o cargo de Regente da Banda da Associação Musical de Pocariça e Director Artístico da sua Escola de Música.

 

Estatísticas


 

Nº de Filarmónicos 49

Rapazes 24 47%
Raparigas 16 53%

Elemento mais jovem - Ana Luísa Henriques 10 anos
Elemento menos jovem - Evaristo Grilo 48 Anos ( Porta bandeira)

Trabalhadores 8
Estudantes 31
Empresário 1
Professores 2
Licenciados 2
Universitários 8
Ensino Básico e Secundário 23
A frequentar o Conservatório de Música 2 " Escola Superior de Música 1

Idades

Até aos 10 anos612,25%
dos 11aos 15 anos11 24,45%
Dos 16 aos 20 anos1530,60 %
Dos 21 aos 3012 24,50 %
Dos 31 aos 4036,10%
+ de 4124,10 %
Média de idade etária: 20 anos
Nº de alunos da Escola de Música 37
Orientadores da Escola de Música 5
Prof. Paulo Margaça
José Luís Figueiredo
Profª Margarida Silva

Ricardo Gomes
Joana Figueiredo

Associados 383

Orgãos Sociais
(Eleições em 13-03-2004)
  
PresidenteOscar Afonso Coelho da Silva
SecretárioNuno Miguel Pessoa Caldeira
SecretárioCarlos Alberto da Fonseca Neto
  
Conselho Fiscal
PresidenteMaria do Céu Cruz Vidal Lourenço
SecretárioRui Alberto Assunção Jesus Cartaxo
RelatorAntónio Oscar Santos Nora
  
Direcção
PresidenteAntónio José da Fonseca Leitão
Vice-PresidenteLicínio Dias da Costa
1º SecretárioCarlos Duarte Teixeira Silva Galhano
2º SecretárioJosé Luís Figueiredo Silva
TesoureiroFernando Sacarrão Oliveira
VogalJosé Augusto Pessoa Baptista
VogalJosé Manuel Silva Figueiredo Lourenço
VogalAmadeu Figueiredo Loureiro
VogalJorge Humberto Pessoa Baptista
  
  
Contactos Morada: Rua José Lopes de Figueiredo

3060-503  Pocariça - Cantanhede Telefone(s):+351 231 42 08 71 E-mail: AMPocarica@gmail.com


Interpretação de "PERSIS" pela Banda da Associação Musical da Pocariça em Concerto realizado no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz em 26 de Abril de 2009.
http://www.ampocarica.com/
http://www.video-som.com/
http://www.video-som.blogspot.com/

PocaricaOnline.com
Contacte-nos
PocaricaOnline(at)gmail.com
2002 - 2009
Todos os direitos reservados.
Powered by gCMS

Level A conformance icon, 
          W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Valid CSS!

Mapa do Site
Contactos
Divulgação e Publicidade
Política de Privacidade

Twitter



Share/Save/Bookmark