m.pocaricaonline.com (versão mobile)
Facebook Twitter RSS
Bem-vindo
  Skip Navigation Links  
   
  Serviços
  Frase do dia
PocaricaOnline.com
  Links Regionais
 
  Visitantes
Imprensa
"Pocariça na internet" in Diário As Beiras (2002-08-19), Tânia Moita
Um grupo de três jovens naturais da Pocariça juntou-se para criar um site dedicado à terra. O mesmo foi apresentado à população, no sábado, durante os festejos em honra de Nossa senhora das Dores, no lugar de Arrôtas. O site pretende dar notícias e divulgar a região e regista já milhares de visitas, muitas das quais de emigrantes.

A festa de Nossa Senhora das Dores, em Arrôtas, freguesia da Pocariça, contou com um elemento surpresa. À tarde desportiva de sábado associou-se a apresentação do site www.pocaricaonline.com criado por Ana Raquel Melo, Duarte Galhano e Luís Cruz, três amigos naturais da Pocariça que actualmente residem em Lisboa e Bragança. O site pretende divulgar a freguesia, o concelho de Cantanhede e o distrito de Coimbra e é composto por secções de notícias, história da freguesia, links e informações úteis, etc.

Numa primeira fase de divulgação, a população tem-se mostrado interessada, crítica e curiosa.

O site nasceu há cerca de dois anos, mas só no início de 2002 adquiriu uma "forma mais séria" com notícias actualizadas e o envio de uma news letter mensal dando conta das novidades.

Foi numa conversa de café que Ana Raquel Melo e Duarte Galhano falaram na criação de um site sobre a Pocariça. Aos dois, ele, estudante de gestão de informática em Bragança, ela, jornalista a trabalhar em Lisboa, juntou-se Luís Cruz, gestor de produtos a residir também na capital.

Começaram devagarinho e neste momento podem apresentar uma página que dá a conhecer vários aspectos da freguesia e do concelho e regista mais de 3000 utilizadores.

"Não será inteiramente profissional porque todos temos o nosso trabalho, mas sem ser um projecto megalómano, é uma página virada para a terra e com pernas para andar", refere Ana Raquel Melo, responsável pela parte noticiosa do site.

O Pocariçaonline foi dado a conhecer à população no sábado, mas já antes era conhecida de centenas de cibernautas.

"De facto tem tido um ambiente engraçado com visitas do pessoal mais jovem, pessoas na faixa etária dos 40 e especialmente dos emigrantes nos E. U. A., Canadá, Suíça", explica Raquel Melo.

NOVA CARA EM SETEMBRO

Para Setembro está marcada uma renovação na página: "estruturar melhor a secção de notícias, alargar a secção de opinião e renovar aspectos como por exemplo o logotipo", adianta Raquel Melo.

No futuro, o desejável é que o site se auto-sustente com a venda de espaços para publicidade, até porque são aos autores da mesma que pagam do seu bolso as despesas inerentes à sua manutenção.

Poderão também solicitar alguns apoios institucionais: "Não quisemos pedir apoios sem ter nada para mostrar. Primeiro quisemos o trabalho feito e agora é que poderemos avançar nessa área", refere a jornalista.
" Pocariça "on line" muito concorrida " Quinta-feira, 10 de Abril 2003 Diário de Coimbra
Vocacionado para informação sobre a freguesia, alargando-se também a assuntos referentes a Cantanhede e Coimbra, o site da Pocariça, a celebrar este mês três anos, é um portal muito apreciado pelos cibernautas.

A página nasceu em Abril de 2000, pelas mãos de Carlos Duarte Galhano, licenciado em informática de gestão, pelo Instituto Politécnico de Bragança. «Foi me proposto fazer uma página para uma cadeira de base de dados distribuídos. Utilizando conteúdos dinâmicos, usei como tema a Pocariça. Essa página ficou na gaveta durante uns tempos, porque precisava de uma plataforma adequada à tecnologia utilizada», refere o autor do pocaricaonline.com.

No início do ano de 2002, o site passou a apresentar notícias com regularidade, em várias vertentes, como informação local, política, economia, desporto e regional.Em Agosto, durante a festa de Nossa Senhora das Dores, a equipa (Carlos Galhano, Raquel Melo e Luís Cruz) apresentou à população o site da sua própria terra e aos emigrantes que a visitaram, angariando contactos de e-mail e newsletter mensal.

Nos primeiros anos de vida, a página recebeu a visita de cerca de 2.500 cibernautas. O grande salto foi dado em Agosto, após a apresentação oficial do site, duplicando os resultados até então. O pico de visitas registou-se no ano de 2002, sendo que no início deste ano o site havia sido visitado por mais de 7 mil pessoas.

No pocariaconline.com o visitante pode encontrar um número muito vasto de informação. Em "Actualidade", pode ficar a saber as últimas notícias, consultar a agenda cultural, não só de Cantanhede, mas também da Coimbra Capital da Cultura e artigos de opinião. No item 2Dados", o site disponibiliza informação sobre os censos de 2001 (Pocariça e Cantanhede), bem como a orografia, hidrografia, constituição geológica do solo, clima, situação e limites, agricultura e lugares da freguesia da Pocariça.Depois seguem-se as "Entidades" - o Académico, a ACAP, a Associação Musical e o Clube de Caçadores da Pocariça. Nas "Pessoas", o site dedica-se à figura de Lima Fragoso e em "Ligações", as informações são sobre páginas pessoais, imprensa, empresas, associações, desporto e ensino. No sector "Lazer" o visitante pode descontrair-se com jogos e cartoons e, finalmente, nos "Créditos" pode descobrir, entre outras assuntos, a ficha técnica, a bibliografia utilizada na construção do site. No página sobre a Pocariça, existem ainda uma Bolsa de Ideias, um link sobre meteorologia e fotos da aldeia, onde são exibidas imagens do busto de António Lima Fragoso, da Casa Fragoso, d'As Almas, da Capela do Montinho, de Nossa Senhora das Dores, de S. Tomé, a Casa Zagalo e o Café 1909.

Dora Santana


PocaricaOnline.com
Contacte-nos
PocaricaOnline(at)gmail.com
2002 - 2009
Todos os direitos reservados.
Powered by gCMS

Level A conformance icon, 
          W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Valid CSS!

Mapa do Site
Contactos
Divulgação e Publicidade
Política de Privacidade

Twitter



Share/Save/Bookmark