m.pocaricaonline.com (versão mobile)
Facebook Twitter RSS
Bem-vindo
  Skip Navigation Links  
   
  Serviços
  Frase do dia
PocaricaOnline.com
  Links Regionais
 
  Visitantes
Caracterização

Constituição Geológica do Solo
A Pocariça assenta sobre uma parte da vasta planície Meso-Cesonoico Ocidental e os seus terrenos são constituídos por margas calcárias claras e vermelhas, entre as quais aparecem afloramentos cretácicos de características especiais, argiloso ou arenoso.

Orografia
Situada na vasta planície mesozóica ocidental, os seus relevos mais importantes encontram-se no monte do Montinho, a noroeste do lugar deste nome, que tem 108 metros; no monte do Mato Velho, que se levanta também a noroeste, do lugar de Arrôtas, e tem 71 metros. 

Hidrografia
A freguesia é banhada pela vala da Velha, cuja nascente é na parte sul da freguesia de Ourentã e tem como afluentes direitos dentro da área da freguesia as valas dos Ameais, também conhecida por Rio de Cima; a vala do Viso, com dois afluentes direitos; a vala do Rio frio e a vala da Choisa; Os afluentes esquerdos são as valas da Fonte de D. Pedro, também designada por Rio de Baixo, e as da Ponte de Juncal e da Várzea. A vala dos Ameais é de todas a mais importante, pelo seu volume de água. 

Clima
A freguesia da Pocariça está compreendida na faixa e clima temperado quente de preponderância atlântica. 

Situações e Limites
Pocariça pertence ao concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, e situa-se a 2,5 Km da sede do concelho e a 27,5 Km da capital de distrito.Confronta a Norte com as freguesias de Covões e Febres; a Sul com as de Cantanhede e Ourentã; a Nascente com as de Bolho e de Vilarinho do Bairro, pertencendo esta ao concelho de Anadia, do distrito de Aveiro, e a Poente com a de Cantanhede.

Agricultura
É muito activa a vida agrícola da freguesia. Produzem-se bons vinhos (têm fama os das casa agrícolas de Fernão Pires do Bêco), azeite, milho, feijão, batata, cebola, hortaliças e mel.

Lugares da Freguesia
A freguesia é composta por três lugares: Arrôtas Montinho e Pocariça.


PocaricaOnline.com
Contacte-nos
PocaricaOnline(at)gmail.com
2002 - 2009
Todos os direitos reservados.
Powered by gCMS

Level A conformance icon, 
          W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Valid CSS!

Mapa do Site
Contactos
Divulgação e Publicidade
Política de Privacidade

Twitter



Share/Save/Bookmark