m.pocaricaonline.com (versão mobile)
Facebook Twitter RSS
Bem-vindo
  Skip Navigation Links  
   
  Serviços
  Frase do dia
PocaricaOnline.com
  Links Regionais
 
  Visitantes
Coronel Rebocho Vaz
Camilo Augusto de Miranda Rebocho Vaz - nasceu a 7 de Outubro de 1920 em Avis; viveu a infância em Góis, Santo Amaro de Oeiras e Cantanhede.

Completa o curso liceal em Coimbra e faz os preparatórios militares na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.

Em Out40 concorre à frequência do curso de Infantaria da Escola do Exército; em 1942 segue para a EPI-Mafra onde faz o tirocínio a aspirante-a-oficial e em 1943 fica colocado no RI10-Aveiro, como oficial do Quadro Permanente; nesse ano é mobilizado para os Açores pelo BI20/EPI-Mafra com o posto de alferes do QP, e presta serviço na ilha do Faial e no BII17 na ilha Terceira até final da IIGM. Regressado à Metrópole em 09Mai45 com o posto de tenente, é colocado sucessivamente no RI12-Coimbra e no BMtr2-Figueira da Foz.

Em 1950 segue para Angola com o posto de capitão e fica colocado no Regimento de Infantaria de Luanda até 1955; regressado a Lisboa, faz em 1957/58 em Caxias o curso de promoção a oficial superior (dirigido pelo coronel Amadeu Soares Pereira, sendo professor o coronel Alberto Araújo e Silva): com o posto de major, é sucessivamente colocado no RI9-Lamego e no RI2-Abrantes, de onde segue para a RFA e toma parte em exercícios de Postos de Comando.

Em 10Jun60 regressa a Luanda e fica colocado como segundo-comandante do RIL (RI20); em 03Jan61 é nomeado comandante do BCacEv em Malanje; em 27Fev61 é nomeado comandante do BC3-Carmona e em meados de Mai61 comandante do BCac230-Ndalatando; mas em 22Mai61 é empossado em Luanda no cargo de governador distrital do Uíje, cargo que assume em Carmona em 15Jun61:

- «Ao começo da tarde, a cidade foi receber o seu governador, major Rebocho Vaz. Na transmissão de poderes, realizada imediatamente no Palácio do Governo, a cidade recebeu e guardou na alma a palavra de ordem, que "terá de cumprir-se acima de interesses pessoais mesquinhos, acima de egoísmos que hoje menos do que nunca se compreendem".»; (Orbelino G.Ferreira, in "Braseiro de Morte", pp.212).
Com a patente de tenente-coronel, em 26Out66 é nomeado 200º governador-geral de Angola, funções em que é investido em Luanda em 25Nov66.

Em 29Jul70 recebe ao fim da manhã a inesperada visita do PR Thomaz, em breve escala técnica entre São Tomé e Lisboa; em 18Set70 é promovido a coronel e mantém-se no cargo de governador-geral até 12Set72, data em que regressa definitivamente à Metrópole.

Na década de 80, residente em Coimbra, é nomeado vogal administrativo da comissão instaladora da ARS distrital mas, decorridos 20 meses (ao tempo em que Maldonado Gonelha é o ministro da Saúde), recebe um telex do Ministério para comparecer em Lisboa, onde o chefe-de-gabinete o informa - em nome do ministro - que não pode continuar em funções, «por não ser militante do Partido Socialista nem de outro partido da coligação governamental».

Tem numerosas condecorações nacionais e estrangeiras, nomeadamente: Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ultramar, Medalha Militar de Ouro com palma e Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo.
Morre durante a manhã de 23 de Dezembro de 1998, no Hospital da Universidade de Coimbra.

À excepção do que abaixo se publica, praticamente nenhum OCS produziu qualquer notícia sobre o falecimento daquele antepenúltimo governador-geral de Angola.

"Norte de Angola, 1961: a Verdade e os Mitos"

 

Baixa de Cassange, Aldeia Viçosa / Colua, Caxito / Fazenda Tentativa, 3.ª / 4.ª / 5.ª / 6.ª / 7.ª Companhias de Caçadores Especiais
 

 

"Norte de Angola, 1961: a Verdade e os Mitos"
autor: Camilo Rebocho Vaz *
editor: (o autor)
1ªed. Coimbra, 1993
225 págs (c/fotos p/b)
23cm
dep.leg: PT-67207/93



Jornal de Matosinhos, de 01Jan1999: "Pobre geração a minha ...", de João Barroso da Fonte

 

Imagem cedida por um Veterano

 






http://ultramar.terraweb.biz/06livros_camilorebochovaz.htm


PocaricaOnline.com
Contacte-nos
PocaricaOnline(at)gmail.com
2002 - 2009
Todos os direitos reservados.
Powered by gCMS

Level A conformance icon, 
          W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Valid CSS!

Mapa do Site
Contactos
Divulgação e Publicidade
Política de Privacidade

Twitter



Share/Save/Bookmark