m.pocaricaonline.com (versão mobile)
Facebook Twitter RSS
Bem-vindo
  Skip Navigation Links  
   
  Serviços
  Frase do dia
PocaricaOnline.com
  Links Regionais
 
  Visitantes
Notícias > Região
Homenagem singela à MULHER

" O OLHAR NO FEMININO "

 

Numa revista anexa a um jornal diário de grande expansão, era descrito em destaque -113 anos de Honra e Circunstâncias, Memórias e Fotos, tendo como título "Olhos no Feminino "  com sinais de modernidade no coração da ansiosa Sociedade Portuguesa, neste preocupante início do Século. Julguei, meditei, analisei e tentei compreender, alguns textos de personalidades ilustres e bem conhecidas.

-Na minha modesta e humilde opinião, não poderia deixar passar em claro o que senti em certo momento, não sendo de todo uma outra opinião menos abonatória que admira a Mulher, a Família e os seus Valores e, que manifesto como simples cidadão, algumas e simples letras de admiração e consideração, homenageando singelamente a Mulher.


-A Mulher, desde os tempos de outrora, foi sempre de uma maneira geral, considerada proporcionalmente, figura simples e de segundo plano pelo sexo oposto - o Homem. Na presente data, Ela tem procurado com todas as suas energias e preconceitos, a defesa do seu estatuto de ( MULHER ) na Sociedade. através do empenhamento nas Nações Unidas, nos mais diversos acontecimentos (conferências,simpósios, cimeiras, colóquios, reuniões,etc) desenvolvendo vários temas sobre os Direitos Humanos, estando sempre na primeira linha, nos vários e estimulantes princípios da Cultura, do Trabalho, do Desenvolvimento Social, da Educação, etc.


-Falta saber, contudo, se tem havido o reconhecimento da dignidade e personalidade que lhe é devida e, em que condições lhe possibilitam a sua intervenção, na vida quotidiana e social, dada a existência da desigualdade de direitos e oportunidades.

-Quem diria e pensaria há 50 anos, que a Mulher na presente data, conduziria uma simples motorizada ou um simples tractor agrícola, que pilotava um avião comercial ou militar, poderia ser chefe de governo, que seria árbitro, enfim, uma série de tarefas e actividades, que lhe darão alguns pormenores para conclusões, que Ela, em igualdade número nos lugares  de decisão ao lado do Homem, poderia tornar o Mundo muito melhor, tendo em consideração a sua intimidade, humildade, sensibilidade feminina, para alguns problemas drásticos e, de premente solução que afligem a própria Humanidade.


-Estando a Mulher em primeiro plano na vaidade, nos cordiais princípios da delicadeza, da educação, no amor ao próximo, é Ela também a mais atarefada, depois da sua vida profissional, tem ainda a lida da casa e a azáfama familiar, embora o progresso e evolução quotidiana, tem conqistado novos valores, como  electrodomésticos, servindo como alicerce à sua vida social e familiar.


-Na forma cívica, na facilidade de compreender, na amizade, na receptividade de problemas de afectividade, Ela, mais do que ninguém, poderá dar o exemplo para os quantos, menos esclarecidos, procuram dificultar as normas da boa educação no espaço da família, neste mundo do trabalho e do ensino, cada vez mais recíproco, pela falta de tempo na dedicação que lhe é peculiar e meritória.


-A Mulher, por vezes, com choques de temperamento emocionais, originados por algumas tristezas, estas conciliadas de novidades frias e mui difíceis, suporta mais longínquo essas profundas depressões de sofrimento, guardando para bem dentro de si, as mágoas que passam despercebidas ao próprio Homem.


-Assim julgo o título, acima referenciado, servir bem e ser mui esclarecedor de certas realidades a cerca da MULHER. 
  

Pocariça,2010Julho13



Fonte: Fernando Rufino Leitão Neto

Share/Save/Bookmark
 Salvat Editores

PocaricaOnline.com
Contacte-nos
PocaricaOnline(at)gmail.com
2002 - 2009
Todos os direitos reservados.
Powered by gCMS

Level A conformance icon, 
          W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Valid CSS!

Mapa do Site
Contactos
Divulgação e Publicidade
Política de Privacidade

Twitter



Share/Save/Bookmark